domingo, 22 de maio de 2011

As fontes da Fé

Maio é o mês das aparições de Fátima. Há quem diga das alegadas aparições, pois põe-se em causa se teriam existido, ou se foi mesmo a Nossa Senhora que apareceu a 3 crianças ou outra entidade.
Sobre a história de Fátima o que se sabe? A 13 de Maio de 1917 segundo testemunho de 3 pastorinhos uma senhora mais brilhante que o sol e que vinha do céu apareceu-lhes em cima de uma azinheira e pediu-lhes para rezar o rosário todos os dias, para assim rezar pelos pecadores. Até agora não passa de uma história inocente. O mais marcante e que move milhões em todo o mundo de crentes ainda hoje e mais do que nunca, além do acontecimento em si que acaba por ser fora do normal, é a mensagem de Fátima dividida em 3 segredos.
E fontes? Onde há veracidade de tais factos? Estão nas cartas da irmã Lúcia no link seguinte poderão ver afinal quais os 3 segredos que pertencem a um conjunto de aparições que culminaram em 13 de Outubro de 1917. Segredos de Fátima.
Como para acreditar temos de ver, houve aquilo que chama de milagre colectivo no último dia das aparições, o sol segundo testemuhos oculares de crentes e cépticos num total de 17 000 , foi visto como se bailasse no céu e fosse prestes a explodir tão grande pareceu ser. Tal como indica a fonte do Século como poderão ver no link que se segue: Milagre de Fátima. Eis uma citação retirada desse jornal: " E assiste-se então a um espectáculo unico e inacreditavel para quem não foi testemunha d”ele. Do cimo da estrada, onde se aglomeram os carros e se conservam muitas centenas de pessoas, a quem escasseou valor para se meter à terra barrenta, vê-se toda a imensa multidão voltar-se para o sol, que se mostra liberto de nuvens, no zenit. O astro lembra uma placa de prata fosca e é possivel fitar-lhe o disco sem o minimo esforço. Não queima, não cega. Dir-se-hia estar-se realisando um eclipse. Mas eis que um alarido colossal se levanta, e aos espectadores que se encontram mais perto se ouve gritar:

- Milagre, milagre! Maravilha, maravilha!"

Notas pessoais: Em cima de tudo eu sou crente de Fátima. Desde pequena quando os meus pais me ensinaram o significado de Fátima e a minhas idas ao Santuário que sinto Fé, nunca questionei se não teria sido assim. Mas com o passar dos anos quis aprofundar os meus conhecimentos em detalhe sobre tudo o que Fátima quer dizer, e como negar as evidências?
Como 3 pastorinhos sabiam que a 1a Guerra ía acabar e outra ainda mais forte iria surgir? Como sabiam da Rússia e do Comunismo que iria surgir, aliás em 1917 a 25 de Outubro, Lenine e os bolcheviques entram no poder com a primeira revolução russa!
O papa que iria ser morto, acabou por ser João Paulo II que sofreu o atentado no dia 13 de Maio, precisamente salvo por um milagre...e na Praça de S. Pedro a completar a profecia dos mártires e santos que estão representados à volta da Praça.
Por aí fora, por aí fora...
Há sempre constrangimento quando se fala destes temas. Pois a sociedade por norma não aceita o que vem da Fé, a não ser que se comprove por testemunho de visão e assim poder acreditar em algo que seja transcendental . Ou simplesmente é tema completamente anulado, nem sequer se fala pois, não se sente nele valor ou importância.
Eu com este texto não quero impor a ninguém a crença que eu mesma tenho. Quis sim passar apenas e só o meu testemunho de quem não viu, mas mesmo assim crê.

8 comentários:

  1. Um dos maiores embustes de sempre, empolado de uma forma exponencial pelo estado novo.

    ResponderEliminar
  2. Aparições não são um fenómeno exclusivo português. Houve mais de 2000 delas em todo o mundo somente no século XX. Representam as expectativas dos povos marginalizados pela modernização. Valem porque a fé tradicional destes povos deixa-os vivos enquanto não surgir alguma solução de sobrevivência! Se não tivessem essa fé teriam morrido!

    ResponderEliminar
  3. Que "embuste" poderoso Filipe!...afinal há milhões de crentes e estão todos errados. Bem, são opiniões. O Estado Novo não havia nesse tempo em 1917. E as fotos e testemunhos do Século estão lá.

    ResponderEliminar
  4. Ou seja, se milhões acreditarmos que o socrates é bom primeiro ministro então ele é um bom primeiro ministro! Na tua opinião as pessoas devem acreditar apenas porque as outras acreditam. convém que estudes as tuas fontes e saibas quem deu importância a Fátima. E há fotos do quê? Do Sol a dançar? Há registos fidedignos que os segredos de fátima eram esses? Onde estão? Porque são segredos? Quando foram revelados? Em que moldes? E diga-se se Deus existe e toma posições politicas como ser contra o comunismo...O mais estranho disto tudo é isto acontecer perante uma população maioritariamente analfabeta e esfomeada, sem rumo, como é o caso de 99% das outras "aparições". Estranho nunca haver uma aparição numa aula ou enquanto estamos no carro.

    Em jeito de remate final, sim estão enganados, provem o contrário e mudarei a minha opinião.

    ResponderEliminar
  5. Filipe, nunca iríamos sair daqui. Eu defendo uma coisa e tu outra completamente diferente. Eu não vou mudar a minha opinião nem a minha crença e tu tb n mudas a tua. Mas está tudo bem.

    ResponderEliminar
  6. Nem eu quero que mudes a tua crença! O que eu quero é que não me venham argumentar que eu estou errado porque milhões (??) acreditam nisso. No dia 13 de Maio de 2011 estaca humidade no ar, o que provoca um efeito por vezes engraçado no sol. As pessoas que lá estavam consideraram logo que era um milagre. Acreditar que há quase 100 anos as pessoas viram o que viram com um Deus anti-comunista...

    ResponderEliminar
  7. Quero só deixar aqui o meu apreço, pela grande compreensão ao direito de expressão demonstrada pelos orallistas! Este Blog não trata de discutir crenças pessoais mas sim de tentar fazer ciência histórica! Tentar conjugar os factores que levaram a que Fátima (Diocese de Leiria) tomasse as porporções que tem hoje, por exemplo. Amigos, tentemos ser cientistas! Há outros espaços de discussão para argumentar valores e crenças.

    ResponderEliminar
  8. Eu sinceramente fico contente que comece a haver este esgrimir de opiniões. Fico à espera de mais posts e não é só Fátima (delegada)!

    ResponderEliminar