quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

1º Post

Bem Vindos Amigos!

Este é o NOSSO blog para postarmos todo o conteúdo com o mínimo de interesse e realizarmos algumas tertúlias!

3 comentários:

  1. Boa!! Gostei vamos é a ver se terei assunto para aqui pôr...! mas sim, terei com tempo sim algo a escrever aqui.

    ResponderEliminar
  2. Olá companheiros da História! Temos aqui um espaço de produção e discussão sobre História! E quem sabe se, Histórica! Venham de lá essas ideias! Problematizem, distanciando-se e fazendo prova! Mas nunca ponham de parte o cuidado com a Memória!

    ResponderEliminar
  3. caros colegas, ontem foi dia 1 de Fevereiro, comemorando-se, portanto, 103 anos do regicídio. Foi sem dúvida, uma tragédia que mudou Portugal. Penso que não se pode ignorar este facto histórico e, que deve ser analisado com algum cuidado, pois as suas causas são diversas: A crise da monarquia que, se vinha desenhando desde o reinado de D. luís; A carbonária portuguesa; a influência da maçonaria e o crescimento cada vez maior dos círculos republicanos determinaram o regicídio. Mas a ditadura de João Franco e a conjuntura do mapa cor-de-rosa foram fulminantes. Deixo aqui, o exemplo do regicídio, como um acontecimento em que está bem presente a pluricausalidade, uma noção muito importante em história como aprendemos nas aulas.
    Deixo aqui também a minha opinião sobre este facto histórico: sacrificar as vidas de um rei e de um príncipe é a forma mais baixa para implantar um novo regime. Não se pode esquecer que a república é fruto de um derrame de sangue real.

    ResponderEliminar